CAPACITAÇÃO QUADRO WEB

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está realizando, em todo o estado, a capacitação de secretários de escolas para o Quadro WEB. Este é o programa de informática utilizado para o processo de contagem de pontos e atribuição de jornada de trabalho, classes e aulas dos profissionais da Educação. Estão participando cerca de 700 secretários escolares e 100 assessores pedagógicos. 
 



A capacitação ocorreu nos dias 28 e 29 de outubro em Sinop, atendendo os municípios que compoem o polo da Assessoria Pedagógica de Sinop.



DICA DA SEMANA

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cordel

Realizar uma feira popular, para a exposição de folhetos de cordel, organizada e elaborada pelos alunos.
Apresentar aos alunos alguns folhetos de literatura de cordel e fazer a leitura, em grupos ou alternada.
Pesquisar a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel.

Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam, utilizando sites sobre cordéis.

Sites sobre cordéis

ABRALI - http://www.abrali.com/020cordel_index.html
Academia Brasileira de Literatura de Cordel - http://www.ablc.com.br/
Banco do Cordel - www.secrel.com.br/jpoesia/cordel.html
Fundação Joaquim Nabuco - http://www.fundaj.gov.br/docs/pe/pe0017.html
Literatura de Cordel - http://literaturadecordel.vilabol.uol.com.br/
Câmara Brasileira de Jovens Escritores - http://www.camarabrasileira.com/cordel.htm

Propor aos alunos que expressem um tema qualquer na forma de versos, organizando a turma em equipes para a elaboração de folhetos de cordel sobre cada um. Iniciar os folhetos relativos a cada tema. Elaborar as capas dos folhetos, tentando manter o mesmo padrão artístico da literatura de cordel, a xilogravura. Montar a diagramação da feira, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.
Fonte: Mídias na educação/Mec - Módulo básico Material Impresso.
Fonte imagem: http://www.viladoartesao.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/06/venda_de_cordel.jpg

Capacitação SigEscola Web

A capacitação SigEscola Web, foi realizada pelos CEFAPROs de MT com objetivo capacitar a equipe gestora das unidades escolares para a utilização do Sistema Integrado de Gestão Escolar – Módulo WEB (SigEscola).
Os professores formadores do Cefapro de Sinop, Élidi e Gilmar fizeram uma programação com
13 encontros em 9 municípios do polo, onde foram capacitados mais de 200 funcionários das secretarias da escolas.
A programação está sendo finalizada, restando apenas dois encontros:
Ipiranga - 26/10
Feliz Natal - 27/10

PROINFO INTEGRADO: Encontro Regional de Formação de Formadores/Multiplicadores da Região Centro-Oeste para o Curso Elaboração de Projetos (40h)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Realizado de 15 a 17 de outubro de 200, em Goiânia/GO, o encontro teve como objetivo discutir o projeto político-pedagógico do Curso, bem como planejar a sua implementação.

Participaram do encontro aproximadamente, 160 formadores/multiplicadores, dos estados de MT, MS, GO e DF, sendo dois formadores/multiplicadores de cada um dos NTE/NTM desses estados.

Após essa formação, os participantes retornarão aos seus estados e realizarão a formação dos demais formadores/multiplicadores.

Essa Rede Nacional de Formadores/Multiplicadores do Proinfo Integrado fará a formação, aproximadamente, 240 mil professores e gestores escolares até 2010, incluindo as três ações de formação do Proinfo Integrado: Curso Introdução à Educação Digital (40h), Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) e Complementação Local (40h).



Veja abaixo algumas fotos do encontro:



DICA DA SEMANA!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.
O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.
Aqui no nosso blog você encontra o link para acessar o Portal do Professor
Clique no link abaixo e busque sugestões de aulas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP