Blogger terá interface remodelada esse ano.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma ótima notícia para aqueles que, como nós, utilizam o Blogger, é a de que a sua interface será remodelada, focado na web 2.0. São várias as novidades!

Já é uma tendência a mudança das interfaces dos gerenciadores de conteúdos, blogs etc, com foco na web 2.0 e o Blogger não poderia ficar para trás.

Com uma nova interface mais limpa e moderna, graças a integração da tecnologia Google Web Toolkit, o Blogger vem para deixar a disputa ainda mais acirrada.

No ano de 2010, uma das maiores mudanças ocorridas no Blogger foi o fato de integrar estatísticas em tempo real e filtro de spam nos comentários. O editor de templates mais detalhado, maior variedades de templates e combinações, integração com o Picasa, botões facilitadores para o compartilhamento com redes sociais como Facebook, Twitter, enfim, foram muitas a novidades nos últimos 5 anos.

Linux Educacional 4.0 e a Homologação dos Pregões

Ano passado foi lançado o Linux Educacional 4.0 e várias pessoas pelo Brasil foram convidados a testar o sistema em suas máquinas. Embora tenha sido lançado a versão final, o projeto está, neste momento em sua 2º fase.

Segundo Regiane Carvalho, responsável pelo desenvolvimento do sistema, as fases pra implementação do LE 4.0 nos LIEDs do Proinfo de todo o Brasil, segue as seguintes fases:

Skype e Rede Colaborativa para Professores e Estudantes!

Desde o seu lançamento, o Skype tem angariado cada vez mais usuários em todo mundo. Por ser um software que não necessite de uma conexão banda larga para funcionar satisfatoriamente, pois bastava uma conexão discada para efetuar ligações para qualquer parte do mundo para outro usuário que tenha Skype, seu sucesso foi imediato na década passada.

Percebendo que muitos professores e alunos utilizavam o software com viés pedagógico, a equipe desenvolvedora criou uma rede colaborativa em todo o mundo para ser utilizada para professores e alunos, visando a troca de experiências entre ambos.

Segundo a empresa, o serviço estreou com 3.900 professores em 99 países. "A comunidade foi desenvolvida como resposta a um grupo apaixonado de professores que já usam o Skype em sala de aula, e que também colaboraram para sua formação", afirmou a empresa.

Até o começo da tarde desta quinta-feira (31/3), o total de professores que aderiram à rede somava cerca de 6,3mil com 120 projetos abertos.

Infelizmente a adoção do projeto pela America Latina como um todo ainda não é expressiva, mas o crescimento é notório.

Vamos desenvolver um projeto nessa comunidade?

Mais informações aqui.

A Infância e a Computação

quinta-feira, 17 de março de 2011


"Na minha infância (no fim dos anos 80), o sonho de consumo das crianças era em sua maioria brinquedos, quem era da época (ou de um pouco antes) deve se lembrar da infinidade de opções produzidas pela Estrela e Glasslite. Lá pelo final mesmo dos anos 80, uma revolução se anunciava por aqui. O que nos Estados Unidos e Japão já era a segunda geração, por aqui a primeira geração despontava: brinquedos eletrônicos, mais precisamente computadores e videogames"

Assim começa o artigo chamado "A Infância e a Computação" escrito por Onildo Henrique B. Filho. É comum a cada geração ter disponível mais facilmente a tecnologia que foi desenvolvida com muito esforço pela geração passada. Por exemplo: a década de 80 e 90 tinham disponíveis aparelhos de som muito mais facilmente que a geração de 70. O que dizemos da TV, então?

Utilizando Navegadores Seguros

terça-feira, 15 de março de 2011


Recentemente ocorreu um desafio hacker chamado Pwn2Own 2011, promovido pela Zero Day Initiative, que visa a exploração de vulnerabilidades nos navegadores atuais. Os navegadores testados são Safari, da Apple, Internet Explorer, da Microsoft, Firefox, da Mozilla,  Chrome, da Google entre outros.

Como todos já devem imaginar, os dois navegadores mais explorados, ou seja, que possuem vulnerabilidades à ataques de vírus, worms, trojans etc., são os da Apple e da Microsoft.

Ninguém conseguiu invadir, no tempo estabelecido, os navegadores Firefox e Chrome. Sem entrar na área técnica, bons motivos de serem tão seguros é que ambas as empresas trabalham com programas de recompensas para quem encontrar brechas, serem de código aberto e possuírem equipes próprias de segurança.

Estudos Cooperativos sobre Edição de Vídeo

segunda-feira, 14 de março de 2011

Edição e Utilização de Vídeos em Sala de Aula, foi o tema do 2º momento de estudos cooperativos entre equipes de Tecnologia do CEFAPRO e NTM que aconteceu na última quinta-feira dia 10/03 no Laboratório do CEFAPRO de Sinop.
Os estudos foram coordenados pelo Formador Jeferson que possui muito conhecimento e experiência sobre o tema.  



Confira abaixo a pauta do encontro:


Objetivo Geral: Refletir sobre a produção, edição e a utilização do vídeo em sala de aula como ferramenta pedagógica..



Objetivos Específicos:
  1. Leitura compartilhada sobre a importância do vídeo em sala de aula;
  2. Assistir vídeos feitos por alunos como trabalho escolar;
  3. Reconhecer elementos de edição e objetivos pedagógicos desses vídeos;
  4. Aprender técnicas básicas de filmagem;
  5. Conhecer as ferramentas de edição e mixagem presentes no software OpenShot;
  6. Produzir um vídeo e realizar sua edição;
  7. Socializar as produções.

FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalación de Software Libre



Acontecerá pela primeira vez no Mato Grosso o FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalación de Software Libre.

O FLISOL é o maior evento de difusão do software livre da América Latina que teve início em 2005 e desde 2008 é realizado no quarto sábado de abril de cada ano. Em 2011 será uma exceção, ocorrendo no dia 9 de abril.

Seu principal objetivo é promover o uso do software livre, apresentando ao público em geral, sua filosofia, alcances e avanços. Parar tanto, as diversas comunidades de software livre (em cada pais, estado e cidade), organizam simultaneamente eventos onde há a instalação destes softwares, de forma gratuíta e totalmente legal, em computadores que os participantes levam. Em paralelo ocorrem, palestras, cursos e oficinas sobre temáticas locais, nacionais e latinoamericanos em torno do Software Livre em toda a sua gama de expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.

Em Sinop, o evento ocorrerá na Unemat, das 09h as 17hs!

Não esqueça de marcar na sua agenda! Dia 09 de Abril, venha participar e traga o seu computador/notebook/netbook para instalação de softwares livres!


Clique aqui para consultar a programação!

Estudos Cooperativos NTM & Tecnologia CEFAPRO/Sinop

quarta-feira, 9 de março de 2011



FORMADORES: Jeferson (NTE/CEFAPRO), Nilton (NTM), Maria da Penha (NTM), Leila (NTM), Joana (NTM), Leane (NTM), Ernandes (NTE/CEFAPRO) e Elidi (NTE/CEFAPRO).

No mês de fevereiro de 2011 os formadores do CEFAPRO e NTM, responsáveis pelas  Formações em Tecnologias Educacional no município e polo de Sinop-MT reuniram-se para socializar e planejar ações para estudos coletivos para o ano de 2011, objetivando fortalecer a Tecnologia Educacional de nosso município.

Neste primeiro encontro foram socializadas as ações para 2011 e discutido sobre as datas dos próximos estudos. Estes serão mensais e abordarão temas práticos e teóricos da utilização das tecnologias na educação.

Esses momentos de estudos constituem um fator importante para a troca de experiências entre os formadores do CEFAPRO e NTM, pois nosso município é o único no Estado de Mato Grosso com os dois núcleos tecnológicos  (CEFAPRO/NTE e NTM).
Nesse sentido, as equipes de Tecnologia do CEFAPRO/NTE e NTM buscam uma integração de estudos cooperativos para consolidar a inserção das tecnologias no município de Sinop.

Formação em Tecnologia Educacional - Linux

sexta-feira, 4 de março de 2011

O CEFAPRO de Sinop realizou uma formação no dia 02/03 para os técnicos da cidade de Vera, com carga horária de 8 horas, abordando instalação do Linux Educacional e softwares educativos. Os participantes receberam um DVD com o LE 3.0  e instalaram o sistema partindo da formatação à configuração de redes e instalação de impressoras. 

As máquinas utilizadas foram formatadas e configuradas para utilização nos laboratórios das escolas, tendo como foco o uso educativo dos computadores. Foram abordados, também, as atribuições dos técnicos dos LIEDs e as normas que devem reger a utilização dos mesmos.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP