XXXIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira da Computação

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CSBC 2013 - Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação

Com o tema "Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação" o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) chega em sua 33ª edição sempre buscando promover e incentivar a troca de experiências entres as suas comunidades científica, acadêmica e profissional.  Este evento, realizado anualmente pela SBC, tem-se firmado como um espaço importante para exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos de atualização, painéis e debates, discutindo os rumos da computação no Brasil.
No período de 23 a 26 de julho de 2013, o Centro de Convenções da cidade de Maceió, no estado de Alagoas, sedia este tão importante congresso, trazendo a seus participantes e acompanhantes, além de todas as suas conhecidas belezas naturais, seu artesanato e sua gastronomia diferenciada, uma excelente infraestrutura física para a realização de eventos de grande porte.
O CSBC 2013 está sob a coordenação geral do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e conta com o apoio organizacional de outras importantes instituições de ensino do Estado a saber, Instituto Federal (IFAL), Faculdade Estácio de Alagoas (FAL) e Centro Universitário CESMAC, que convidam a todos a vir pensar a computação no sol e no mar de Maceió.

Dica da Semana

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Imagem ilustrativa
A dica da Semana é para orientar professores de diferentes disciplinas a encontrarem conteúdos e materiais disponíveis na internet.
Trazemos hoje uma sugestão bem legal: conhecer a lista de Links que o Portal do Professor disponibiliza.
Conheça aqui a lista de Links educacionais do Portal do Professor, lá você encontra sites pedagógicos, museus virtuais, links para páginas de todas as disciplinas e várias áreas de interesses. Vale a pena dar uma conferida!

Momento de Estudo e Planejamento Educomunicação

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ação desenvolvida pelos formadores da Tecnologia Educacional e Linguagem


Iniciamos nessa quarta-feira dia 20/02/13 nossos estudos sobre educomunicação.
A ideia é compreendermos o conceito, organizar um bom material, estudarmos as possibilidades e elaborar um projeto de formação para ser desenvolvido com as escolar contempladas pelo projeto Educomunicação em nosso polo.
Neste encontro foram socializados alguns materiais e apostilas sobre a temática, todos conheceram os materiais e softwares utilizados nas oficinas de áudio.
Veja abaixo a pauta do encontro:


20/02/13 – Vespertino
-—Acolhida – dinâmica Tecnologias
—-Escolas com projeto Aprovado
-—Áudio produzidos por cursistas em outras formações
-—Conceito de Educomunicação
-—Apresentação do material coletado (livro, apostilas, textos, tutoriais)
—- Atividade prática:
  - Instalando o software Audacity
  - apresentação do material da Oficina de Áudio
  - Criar um arquivo de áudio
  - Salvar e compartilhar

Ao final fizemos um mapa com alguns conceito que precisamos estudar e compreender melhor!

Estudo Inicial Educomunicação

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Este ano pretendemos trabalhar com Educomunicação, auxiliando escolas e educadores e disseminar esse conceito na escola. Fortalecendo ambientes comunicativos democráticos e que contribuam com a comunidade!

Nosso primeiro passo é: compreender o que é EDUCOMUNICAÇÃO

Para isso é importante ler o texto do Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares: Mas afinal, o que é educomunicação? 
É interessante também conhecer o site do NCE da USP, este núcleo é precursor no trabalho com educomunicação aqui no Brasil.
Podemos também iniciar nossa pesquisa na Wikpédia: Educomunicação

Para ilustrar melhor, o material do curso Mídias na Educação do PROINFO/MEC traz várias informações sobre o conceito e alguns exemplos bastante práticos, vale a pena conferir!

Também tem uma notícia no site Brasilescola que ajuda a esclarecer. O texto foi produzido por Jussara Barros, que é pedagoga e é quem adicionou o conceito de educomunicação na wikpedia.

Algumas referências bibliográficas que podem ajudar:
- A educomunicação na produção de conteúdos audiovisuais na formação de jovens - artigo publicado no 3º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação - UFPE
- Livro: Rádio Escolar: uma experiência de letramento midiático de Marcos Baltar, editora Cortez.
- Orientação de Atividade - PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO ESCOLAR


Bem-vindo ao blog!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP