Dica da Semana: blog O Comunicador

segunda-feira, 25 de março de 2013

Sugestão para Educomunicadores!

A dica da semana é o blog O Comunicador, que é um blog mantido por Watson Weber que como ele mesmo indica contém "as melhores dicas de comunicação do Brasil.

Neste blog você vai encontrar vários vídeos sobre notícias, expressão e comunicação, oralidade e notícias. Vale a pena conferir!

Clique aqui e conheça o blog.

SEMANA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

segunda-feira, 18 de março de 2013


SEMANA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

De 16 a 18 de abril de 2013, São Paulo reunirá Líderes Educacionais e Organizações num grande Evento, a SINTED - Semana Internacional de Tecnologia Educacional, para avaliar vantagens e oportunidades que possam garantir o melhor para o ensino e a aprendizagem, face às exigências da Escola Inovadora do Século 21.
O palco será o Palácio das Convenções do Anhembi e a escolha deste local obedeceu à sua completa estrutura de auditórios e área de exposição, no mesmo ambiente, que este complexo oferece com todos os meios necessários e exigidos para Eventos deste porte, a exemplo da SINTED.
Durante esta semana estarão sendo analisados os desafios das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para as mudanças, considerando os novos paradigmas educacionais, acompanhando a transformação da escola, integrada numa sociedade em mudança. Por aqui passarão as reflexões sobre a integração das TIC na escola e na comunidade. Será possível, nos eventos da SINTED - Semana Internacional de Tecnologia Educacional, avaliar as condições da inovação para a incorporação das TIC à educação.
Os Eventos que integram a SINTED procurarão incentivar os caminhos com ideias e exemplos de boas práticas e correspondentes experiências que possam, a partir da escola e mais especificamente da sala de aula, atingir os objetivos de uma educação de melhor qualidade. Produtos, Equipamentos, Sistemas, Soluções e Serviços estarão igualmente disponíveis na Exposição Integrada, permitindo formar os completos meios para  o ensino e aprendizagem do século 21.
Serão debatidas no Fórum Internacional de Tecnologia Educacional as últimas tendências na aprendizagem com o uso da tecnologia. Durante o dia 16 de abril de 2013, através do Fórum, será possível ter acesso a importantes conhecimentos, permitindo uma visão de futuro em ações de processos educacionais que deverão preparar os alunos para o aprendizado ao longo da vida. É um espaço que reunirá grandes debates e trocas de informação de grande valia no maior e mais rico networking, jamais realizado no Brasil, pela junção de ideias sobre tecnologia para a constituição da verdadeira escola inovadora. Aqui, os participantes estarão num lugar que irá tratar das últimas tendências sobre tecnologia educacional e, simultaneamente, terão ao seu dispor um calendário de outros grandes Eventos, oferecendo facilidades e recursos que possam proporcionar uma visão a respeito das metas e objetivos para mais sucesso e desenvolvimento profissional da equipe escolar e correspondente envolvimento da comunidade e contribuição mutua entre escola e comunidade. Que para todos seja possível, no futuro, avaliar com bons resultados a contribuição da SINTED.
Informações retiradas do site do evento.

Clique aqui e conheça o site do evento!

Dica da Semana: EduHQ

segunda-feira, 11 de março de 2013

Conheça o site EduHQ
Neste site você aprende de forma divertida com histórias em quadrinho.
O site disponibiliza todo o projeto, orientações e várias informações sobre como trabalhar com histórias em quadrinhos na escola.
Clique aqui e conheça o site EduHQ.

Formação Educomunicação

sexta-feira, 8 de março de 2013

       O CEFAPRO de Sinop realiza no ano de 2013 a Formação Continuada em Linguagens e Tecnologias na Educação - Educomunicação, com carga horária de 40 horas destina-se a coordenadores pedagógicos e coordenadores do Projeto Educomunicação.
Os encontros que ocorrem mensalmente contarão com 17 profissionais das 10 escolas do polo do CEFAPRO de Sinop que foram contempladas pelo Programa Educomunicação/SEDUC/2013. A formação tem o objetivo de proporcionar práticas educomunicativas nas escolas, resultando em ações cooperativas e interdisciplinares em consonância com as Orientações Curriculares de nosso Estado. A proposta surgiu a partir dos trabalhos realizados nos anos anteriores, onde sentiu-se a necessidade de realizar um projeto que contemplasse as concepções do Programa Educomunicação.
Serão trabalhados conceitos de Educomunicação, como estruturar a rádio escolar, utilização de softwares para edição de áudio, web rádio, letramentos, gêneros textuais, sequência didática, entrevistas, notícias, roteiros e educação para a recepção crítica dos meios de comunicação.
Estão envolvidos nesta ação os formadores das áreas de Tecnologia Educacional e Linguagem Código e suas Tecnologias que organizarão encontros presenciais, com estudos, oficinas e atividades práticas, além de visita a uma rádio e atividades a distância.

Pauta do 1º Encontro Educomunicação

quinta-feira, 7 de março de 2013


Pauta - 1º Encontro da Formação Educomunicação   –  Data: 06/03/13

Professores Formadores: Eliane, Élidi, Gilmar, Lucineide, Luiz, Ketheley, Sandra e Sara.

Objetivos:
- Socializar as ações realizadas nas escolas;
- Compreender o conceito de Educomunicação;
- Apropriar-se das funcionalidades do software Audacity;

Desenvolvimento da Pauta
- Boas-vindas;
- Apresentação da proposta de formação;
- Socialização dos trabalhos desenvolvidos nas escolas;
- Conceituando Educomunicação;
- Disponibilização de material;
- Atividades práticas com o software Audacity: instalar, funcionalidade, gravando um áudio, socialização do áudio.
- Encerramento.


Encaminhamento para a primeira atividade a distância:

Registro da Atividade 1 – atividade a distância

Atividade 1  - Divulgação e mobilização
·         Realizar a divulgação do projeto Educomunicação para todos os profissionais da escola e comunidade escolar procurando envolve-los nas ações, coletando sugestões e estratégias para integração de todos.
·         Realizar a atividade e registrar o desenvolvimento da mesma, colocar links, fotos e anexos que julgar necessário. Enviar para equipe do CEFAPRO através do e-mail:
Cursista(s):

Escola:

Objetivos:

Estratégias:  

Descrição da atividade:

Resultados obtidos: (relate aqui como vocês avaliam o trabalho, como foi o envolvimento de todos, quais as dificuldades e quais os pontos positivos)

Sugestões recolhidas: 

Educomunicação: Rádio Novela Viagens da Laura

terça-feira, 5 de março de 2013

Clique aqui e conheça o blog!

Dica da Semana: Site Educacional da Embrapa

segunda-feira, 4 de março de 2013

Conheça o site educacional da Embrapa. O site é uma interessante possibilidade para professores da Área de Ciência da Natureza trabalharem com seus alunos algumas questões de meio ambiente e de preservação.
Lá você encontra um blog com várias notícias, um glossário, biblioteca e muitas atividades divertidas e educativas!
Vamos conferir:

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP