Dica da Semana: Página Educom ECA USP

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A dica essa semana é conhecer a página Educom do Departamento de Comunicação e Artes da USP.

Lá você encontra notícias sobre a graduação em Educomunicação, Especialização, notícias e eventos.

Vamos lá dar uma conferida!
Clique aqui e conheça!

Espaço Ciência abre pré-inscrições para uma das maiores feiras de ciência do Brasil

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Até 30 de abril, professores e estudantes de escolas públicas e privadas do país podem se inscrever para a 19ª Ciência Jovem. Os projetos que realizarem a pré-inscrição serão beneficiados na fase de avaliação com 1 ponto. A pré-inscrição deverá ser realizada exclusivamente através do site www.espacociencia.pe.gov.br.

Poderão ser pré-inscritos um ou mais trabalhos de uma mesma escola. Na fase de inscrição definitiva, a comissão do evento escolherá no máximo um trabalho por categoria para cada escola. Os trabalhos pré-selecionados, bem como os que perderem o período de pré-inscrições, terão que realizar a inscrição, que estará aberta de 01 a 31 de agosto.
As categorias da feira de ciências são: Iniciação à Pesquisa, para o Ensino Fundamental I, Divulgação Científica, para o Ensino Fundamental II, Desenvolvimento Técnico e Incentivo à Pesquisa, voltadas para o Ensino Médio, e Educação Científica, para professores.
A Ciência Jovem tem como objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre as escolas participantes e comunidades.

Dica da Semana: 10 dicas e 13 motivos para usar celular na aula

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Esta semana não temos 1 dica, mas sim 10!


imagem ilustrativa
Apesar de ainda haver alguma resistência aqui ou ali, os governos de todo o mundo estão cada vez mais atentos sobre a necessidade de se colocar as tecnologias móveis, como celulares e tablets, a serviço da educação. Mas como só vontade não garante bons resultados, a Unesco publicou um guia com 10 recomendações políticas em que tenta ajudar governos a implantarem esses recursos nas salas de aula. E aos que ainda não estão 100% convencidos dos benefícios de um uso integrado da tecnologia com os objetivos pedagógicos, o guia, apresentado em Paris na semana passada durante a Mobile Learning Week, traz ainda 13 bons motivos para ter esse aliado na educação.
Clique aqui para ler mais!

Conheça o Bloguinho da Turma da Mônica

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Você sabia que a turma da Mônica conta agora com um personagem blogueiro?

Pois é, o Bloguinho é irmão do Teveluisão um personagem que surgiu nos anos  60 que fazia uma crítica divertida as crianças que ficavam muito tempo assistindo televisão.

Agora surgiu Bloguinho seu irmão mais novo, totalmente antenado e conectado na internet, utiliza o que chamamos de "internetês" para se comunicar. Muitas vezes incompreendido esse personagem está gerando muita discussão acerca dessa nova forma de se comunicar.

Veja abaixo um pequeno histórico retirado do site da turma da Mônica sobre esse garoto que tá dando o que falar!


A partir da edição da revista Cebolinha nº 221, a Turma da Mônica ganhou um novo amiguinho: o personagem Bloguinho, um garoto aficionado por Internet, que trará o “internetês”, língua utilizada no mundo virtual (salas de bate-papo, ICQ, Messenger, E-mail, entre outros), para as histórias em quadrinhos.
Logo na estréia, Bloguinho transforma as páginas da historinha numa grande salada de expressões “internéticas”, misturando às suas falas palavras como nick, chat, blz e emoticon, entre outras, até então de uso restrito dos internautas. Os personagens Cebolinha e Cascão, que foram os escolhidos para dar as boas-vindas ao Bloguinho, quase ficam malucos com tamanha novidade. Cebolinha acha a língua tão estranha, diferente e incompreensível que questiona se é grego. Cascão, querendo dar uma de amigo esperto, ainda responde: “Ai Cebolinha! Não me faça passar vergonha. Tá na cara que é francês”!

Irmão caçula do TV Luisão, personagem que não desgruda por nada da telinha, Bloguinho será responsável por trazer, apresentar e implementar esta nova língua aos leitores das historinhas de Mauricio de Sousa. Mesmo aqueles que já vivem a realidade do “internetês”, certamente irão aprovar este toque bem-humorado de inovação dos personagens da Turma da Mônica. E, para aqueles que, assim como o Cebolinha e o Cascão, ainda vêem o “internetês” como algo estranho, será uma portinha de entrada para a familiarização com as expressões dessa linguagem da “era digital da comunicação”.
Hoje, só no Brasil, esse código lingüístico atinge cerca de 7 milhões de usuários e, apesar de ser mais comum entre as crianças e os jovens, espalha-se rapidamente por toda a população. Apesar de muitas controvérsias se o “internetês” prejudica ou não o aprendizado do português, ele ganha mais adeptos a cada dia, como é o caso do poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Ledo Ivo, de 80 anos, que diz aprovar essa nova língua fonética e econômica. Segundo ele, em entrevista ao Fantástico, na Rede Globo, o “internetês” tem muito a ver com as construções poéticas. “É praticamente a mesma linguagem que eu uso, porque a linguagem de poeta e a linguagem de criança é a mesma coisa. É uma linguagem cifrada”. O “imortal” ainda afirmou, no mesmo programa, que foi ao ar no dia 24 de outubro, não ter preferência por uma ou outra forma de expressão, “uma vez que é importante uma pessoa ser, no mínimo, bilíngüe”, disse em tom de brincadeira.

Fonte: http://www.monica.com.br/mural/bloguinho.htm 


  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP