Dica da Semana

segunda-feira, 9 de novembro de 2009



Olá. Nesta semana vamos dar uma olhadinha em uma rede social que está crescendo muito nos EUA e está no Brasil com toda força: o Twitter.



O Twitter nada mais é do que um microblogging e servidor, onde você postará uma mensagem de somente 140 caracteres e verá as atualizações das postagens de quem você está seguindo. Pela sua facilidade e mensagens curtas sua popularidade cresceu exponencialmente. O último censo feito em maio de 2009, mostrou a expressiva quantidade de 11 milhões de usuários.

Bom, vamos ao que interessa.

Funciona assim: você escreve na sua página mensagens de até 140 caracteres, chamadas de tweets, que podem ser enviadas pela própria WEB, SMS do seu celular ou programas de terceiros instalados em aparelhos como Blackbarry e Ipod Touch. Então você irá seguir pessoas que você queira. Todas as mensagens postadas (tweets) das pessoas que você segue você visualizará na sua página como atualizações e todas as pessoas que estão te seguindo também verão seus tweets.

Para fazer uma conta é muito fácil. Primeiro vamos acessar o Twitter e fazer uma conta.



Clicando no botão "sign up now" seremos direcionados para esta página para preencher com nossos dados.




Não esqueça de colocar um espaço entre as duas letras no campo "Type the words above". O seu nick só poderá conter letras minúsculas.
Aqui um modelo feito por mim.



Após concluir essa etapa seremos levados para esta página.



Caso você tenha algum desses emails e quiser verificar se algum de seus contatos tem conta no twitter, basta preencher com seu email e a senha de seu email e clicar em continue. Se não tiver conta ou não está seguro de digitar a senha do seu email fora dele, basta clicar no link abaixo.



Pronto! Sua conta já está feita. Na tela seguinte é exibida algumas pessoas para você seguir ou não. Como não conheço nenhum, preferi não seguir ninguém, mas fica ao seu critério. Se não quiser seguir ninguém dessa lista, clique no no link skip this step.




 O seu Twitter está pronto. Olha o meu como ficou.


No campo: What are you doing? nós iremos escrever nossos tweets de no máximo 140 caracteres. O Botão update postará nosso tweet. No lado direito da tela podemos ver 3 links "Following, Followers e Listed". Following representa o número de pessoas que estão seguindo e followers o número de pessoas que está me seguindo. Listed deixaremos para outra ocasião.
Agora vamos aprender a seguir alguém. No caso eu, Tobia, vou acessar o twitter do Cefapro-Sinop.





Podemos ver na imagem acima, o botão "follow". É só clicar nele e pronto. Estamos seguindo o twitter do Cefapro de Sinop.


Podemos ver que agora, o Cefapro Sinop tem 1 follower, ou seja, tem um seguidor, mas ainda não está seguindo ninguém "following".
Pode-se ver que na minha página principal já aparece os tweets que o Cefapro Sinop postou. Vale ressaltar, que enquanto eu seguir o Cefapro de Sinop no twitter, vou sempre ver as suas atualizações, mas o Cefapro Sinop só verá meus tweets se estiver me seguindo também.


 Agora é a minha vez de escrever um tweet. Ele será visto por mim e por meus seguidores, que no caso, é somente o Cefapro Sinop.



E hoje terminamos por aqui. Espero que vocês possam estar antenados nas novidades da rede.

O twitter, assim como os blogs aos quais estamos acostumados pode ser uma ferramenta educacional  muito útil, que visa a informação rápida e clara, respeitando as suas limitações.

Até a próxima.


1 comentários:

Anônimo,  9 de novembro de 2009 às 14:37  

Muito bom prof. Jeferson. Parabéns!!!

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP