Tecnologia na sala de aula: com metodologia certa e bom planejamento, professor pode levar o mundo para dentro da classe

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Quadro digital, computador, impressora e até mesmo os tradicionais quadro de giz e retroprojetor, tudo isso pode servir de suporte para o professor durante a aula. E é aí que entra em discussão a formação do docente nas licenciaturas, já que não se trata apenas de ligar e desligar um botão, mas de saber qual recurso, quando e como utilizá-lo para alcançar o melhor resultado. Um exemplo disso é o uso de laboratórios de informática: sem a metodologia adequada no planejamento da aula, os alunos não tiram o máximo proveito da estrutura.

Tecnologia é sinônimo de benefícios à educação?
Se o professor não usar a metodologia adequada, a tecnologia não agregará nada às suas aulas. Já vi professor usando quadro digital apenas para mostrar um texto e pedir que os alunos o lessem, o que poderia perfeitamente ser feito com papel. A questão é a metodologia. Não se trata apenas de uma instrumentalização do professor, de ensinar a ligar e desligar, mas de disponibilizar uma formação continuada e acompanhá- lo no planejamento, mostrando como ele pode usar determinado recurso, quando e por quê.

Clique aqui para ler a entrevista completa.

Entrevista com professora Maria Claudia Sondahl Rebellato que participa das discussões do Gepete. É assessora pedagógica da Editora Dom Bosco.
Fonte: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/77/imprime184358.asp

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP