CEFAPRO FAZ FORMAÇÃO NA ALDEIA DO XINGU

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Formação em Tecnologia Educacional e nas Áreas do Conhecimento de acordo com as OC's


A formação em Tecnologia Educacional envolveu o uso do software livre Linux Educacional e seus aplicativos, tais como LibreOffice, jogos educativos e alguns aplicativos do Sistema Linux como o Tux Paint.

A formação aconteceu na aldeia Pavuru, localizada no Médio Xingu, no município de Feliz Natal com as etnias Ikipeng, kaiabi e Trumai. Esta formação foi realizada nos dias 22 a 25 de maio e aproveitando que, no calendário da escola não previa aulas pois neste período a comunidade estava fazendo a roçada, então os professores puderam participar desta formação durante todos os períodos.

Na ocasião também foi instalado um laboratório que estava na escola desde 2009 e foi montado as máquinas que foram enviadas pelo programa PROINFO... Conseguimos envolver alguns voluntários da comunidade que participam na escola para aprenderem a montar e configurar os equipamentos. Foi um momento muito frutífero pois eles queriam ver o laboratório funcionando, inclusive teve o acompanhamento do cacique Txicão que estava ansioso para ver tudo funcionando, e eis que nos lançamos ao desafio e, com alguns improvisos, pois não tínhamos uma sala adequada e nem rede elétrica para instalação, e muito menos rede lógica, entretanto conseguimos deixar tudo funcionando, inclusive com internet e foi neste mesmo espaço que realizamos a formação utilizando os computadores.

No cotidiano de nossas escolas percebemos que a inclusão digital ainda não atingiu a todos, deixamos na aldeia indígena a ideia de que o uso deste laboratório seja para o aprendizado dos professores e também seja utilizado com seus alunos. Ficamos surpreendidos pelo envolvimento e interesse que a comunidade teve para conhecer o sistema Linux Educacional e seus aplicativos e de como estes podem fazer a diferença em sala de aula. Eles nos relataram que o uso do software livre não é difícil de utilizar na escola.

Voltamos energizados pela linda natureza que apreciamos e com algumas valorizações para momentos de nossas vidas.


0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP