Utilizando Navegadores Seguros

terça-feira, 15 de março de 2011


Recentemente ocorreu um desafio hacker chamado Pwn2Own 2011, promovido pela Zero Day Initiative, que visa a exploração de vulnerabilidades nos navegadores atuais. Os navegadores testados são Safari, da Apple, Internet Explorer, da Microsoft, Firefox, da Mozilla,  Chrome, da Google entre outros.

Como todos já devem imaginar, os dois navegadores mais explorados, ou seja, que possuem vulnerabilidades à ataques de vírus, worms, trojans etc., são os da Apple e da Microsoft.

Ninguém conseguiu invadir, no tempo estabelecido, os navegadores Firefox e Chrome. Sem entrar na área técnica, bons motivos de serem tão seguros é que ambas as empresas trabalham com programas de recompensas para quem encontrar brechas, serem de código aberto e possuírem equipes próprias de segurança.

Tanto o Chrome quanto o Firefox nasceram de projetos de software livre, de código aberto. E ao contrário do senso comum, a segurança está justamente na liberdade de cada pessoa poder alterar e modificá-lo afim de torná-lo mais seguro para todos.

E você? Está usando qual navegador?

Se você está utilizando o Linux Educacional, já vem o Firefox instalado por padrão. Se você quiser instalar o Chrome no  Linux Educacional 3.0, clique aqui e faça o download; assim que terminar dê dois cliques e instale.

Mas se você utiliza o Windows e gostaria de ter o Firefox instalado clique aqui. Se gostaria de ter o Chrome clique aqui.

Mais informações sobre o concurso, podem ser encontrados aqui em português, ou em inglês.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP