Ação de Formação Continuada da Equipe de Tecnologia Educacional do CEFAPRO de Sinop é apresentado no X CONAELL em Sinop MT
Veja abaixo o resumo da apresentação!
As contribuições da rádio escolar para o desenvolvimento das capacidades linguísticas
PAVANELLI, Elidi P. CEFAPRO/Sinop
BUCHARDT, Arlete Tavares, CEFAPRO/Sinop
PEREIRA, Sara Cristina Gomes, CEFAPRO/Sinop

Este
texto discutirá como a participação de estudantes da educação básica na equipe
responsável pela rádio da escola pode potencializar o desenvolvimento das
capacidades objetivadas pelas disciplinas da área de linguagem do Ensino Médio.
Adotamos a metodologia do Estudo de Caso para a pesquisa, os dados a serem
apresentados foram coletados a partir de questionários aplicados em uma oficina
de Web Rádio realizada com 15 alunos do Ensino Médio de uma escola pública de
Mato Grosso. Esta escola possui uma
rádio escolar e para instituir essa rádio criou-se uma equipe de comunicação
que é responsável pelos equipamentos, programação e funcionamento, além da
rádio a equipe também é responsável por um programa de TV que é transmitido na
própria escola. Essa equipe de comunicação é composta em média por 20 alunos e
um professor coordenador, a equipe vai se renovando a partir do momento que os
alunos concluem o Ensino Médio ou pedem transferência. A fim de fundamentar e
proporcionar suporte teórico para as reflexões propostas nos pautamos nas
Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso, 2010;
nos apontamentos de Marcuschi, 2008 e Soares 2006, considerando os depoimentos
dos principais envolvidos nesse processo educacional - os alunos – os quais
refletem e analisam sua atuação na equipe de comunicação e descrevem como essa participação
está contribuindo para sua aprendizagem nas disciplinas da área de linguagem,
comentam sobre as contribuições dos professores e como essa relação de
cooperação poderia ser ampliada. Nesta análise também considera-se qual o tipo
de interação, socialização e comunicação são realizadas pelos educandos nas
redes sociais, bem como os meios utilizados para acesso à internet. As
respostas encontradas apontam para um resultado bastante animador no qual os
envolvidos demonstram terem se apropriado das capacidades da área de linguagem
que contribuem para sua relação com o meio utilizando-se das tecnologias de
informação e comunicação resultando em uma aprendizagem mais significativa nas
disciplinas de linguagem.
Palavras-chave: linguagem, capacidades, tecnologias
de informação e comunicação
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