Geração interativa

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Pesquisa mostra que as crianças e os jovens brasileiros usam internet, celular, videogame e TV mais para brincar do que para estudar

11/03/2009 19:27
Texto Patrícia Cerqueira



Alunos da E. M. Selvino Damian Preve - Santa Carmem MT
Computador, celular, videogame e TV ainda são pouco usados com função educativa no Brasil e na América Latina. É o que mostrou a pesquisa A Geração Interativa na Ibero-América: Crianças e Adolescentes diante das Telas, realizada pelo programa EducaRede, da Fundação Telefônica. Computador, celular, videogame e TV, hoje, significam diversão. Para as crianças e adolescentes, essa tecnologia toda é lazer. "Não estamos sabendo explorar as possibilidades dessas ferramentas na Educação das crianças porque somos forasteiros digitais", afirma Maria do Carmo Brant de Carvalho, coordenadora-geral do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). 

Realizada pelo programa EducaRede, da Fundação Telefônica, a pesquisa contou com a participação de 900 escolas públicas e privadas de cidades em sete países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela). Mais de 25 mil estudantes, dos 6 aos 18 anos, responderam entre outubro de 2 007 e junho de 2 008 a um extenso e detalhado questionário on-line sobre sua vida, família, escolaridade e usos, costumes e afinidades com a tecnologia. Aos mais novos foram dirigidas 21 questões e aos mais velhos, 60. No Brasil, 790 crianças, entre 6 e 9 anos, e 3 415 estudantes, entre 10 e 18 anos, todos de áreas urbanas do Estado de São Paulo, responderam as perguntas. "Fiquei impressionado com a relação de prioridades investigadas. A pesquisa queria saber se tinham ou não acesso a internet, onde, por quanto tempo, em que lugar acessavam, se na escola ou em casa", completou Antonio Carlos Valente, presidente da Fundação Telefônica e da Telefonica. Para ele, o estudo também é um grande orientador de negócios. O documento final, que se transformou num livro, desvendou pontos (positivos e negativos) sobre o uso da internet, videogame, celular e TV por crianças. "A pesquisa é um instrumento de análise e discussão de como podem ser dirigidas ações responsáveis sobre uso da tecnologia para esse público", disse Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefonica. 

Para fazer download do livro A Geração Interativaclique aqui

Para ler toda a notícia e mais informações acesse: educarparacrescer.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP