Formação Edição e Publicação é Apresentada no X CONAELL em Sinop
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Os resultados da Formação Edição e Publicação: divulgando as ações, promovida pelo CEFAPRO de Sinop foram apresentados no X CONAELL, Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e literários.
Vejam abaixo o resumo da apresentação!

Discutimos nesta comunicação o desenvolvimento de competências que contribuem para o letramento digital, competências essas surgidas a partir de uma formação continuada intitulada Edição e Publicação: divulgando as ações pedagógicas, proposta pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/Sinop/MT) e desenvolvida com trinta e sete profissionais de vinte e três escolas públicas dos municípios de Sinop e Lucas do Rio Verde/MT. Nesta formação são trabalhados diferentes gêneros textuais presentes na comunicação eletrônica com o objetivo de proporcionar a construção de um espaço de discussão e interação integrando escola e comunidade numa iniciativa de estimular a divulgação das ações desenvolvidas no contexto escolar. Buscando aporte teórico em MARCUSHI, 2008; MOITA LOPES, 2006; SOARES, 2006 e XAVIER, 2010 este trabalho propõe refletir sobre os novos modos de comunicação e representação, marcas da sociedade moderna, onde os meios digitais trazem a tona essa nova realidade, permeada de diferentes formas de ler, escrever e também de autoria. A escola não pode e não deve ficar a margem dessa nova realidade, é imperativo, portanto, implementar ações que visem desenvolver competências para esse novo perfil de leitores e escritores. Diante do exposto, a formação citada, foco dessa apresentação, volta-se à utilização das mídias digitais nas práticas pedagógicas, buscando desenvolver uma formação continuada contextualizada e significativa envolvendo o cursista na utilização de ferramentas de autoria na web, criando um link entre o que se faz na escola e a comunidade. A formação propõe a constituição de um informativo escolar utilizando o blog como espaço de produção, para consolidação dessa proposta foi necessário trabalhar também com imagens, cores, formas, fotografias, edição áudio e vídeo e principalmente produção de notícias, informativos, recados, enquetes e ferramentas de escrita colaborativa. É possível concluir que a formação possibilitou aos envolvidos desenvolver competências para a escrita e leitura nos meios eletrônicos, condição essa que chamamos de letramento digital e que o melhor resultado é a constituição de um ambiente rico em linguagem e comunicação, utilizando as tecnologias não só para transmissão de informações, mas como matéria-prima potencializando a expressão, a socialização e discussão onde todos os envolvidos podem ser autores.
Vejam abaixo o resumo da apresentação!
Gêneros
textuais
na
comunicação
eletrônica:
contribuições
para
o
letramento
digital
PAVANELLI, Élidi Preciliana, CEFAPRO/Sinop - elidipavanelli@gmail.com
AYRES, Sandra Regina Braz, CEFAPRO/Sinop - ayressinop@gmail.com
Discutimos nesta comunicação o desenvolvimento de competências que contribuem para o letramento digital, competências essas surgidas a partir de uma formação continuada intitulada Edição e Publicação: divulgando as ações pedagógicas, proposta pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/Sinop/MT) e desenvolvida com trinta e sete profissionais de vinte e três escolas públicas dos municípios de Sinop e Lucas do Rio Verde/MT. Nesta formação são trabalhados diferentes gêneros textuais presentes na comunicação eletrônica com o objetivo de proporcionar a construção de um espaço de discussão e interação integrando escola e comunidade numa iniciativa de estimular a divulgação das ações desenvolvidas no contexto escolar. Buscando aporte teórico em MARCUSHI, 2008; MOITA LOPES, 2006; SOARES, 2006 e XAVIER, 2010 este trabalho propõe refletir sobre os novos modos de comunicação e representação, marcas da sociedade moderna, onde os meios digitais trazem a tona essa nova realidade, permeada de diferentes formas de ler, escrever e também de autoria. A escola não pode e não deve ficar a margem dessa nova realidade, é imperativo, portanto, implementar ações que visem desenvolver competências para esse novo perfil de leitores e escritores. Diante do exposto, a formação citada, foco dessa apresentação, volta-se à utilização das mídias digitais nas práticas pedagógicas, buscando desenvolver uma formação continuada contextualizada e significativa envolvendo o cursista na utilização de ferramentas de autoria na web, criando um link entre o que se faz na escola e a comunidade. A formação propõe a constituição de um informativo escolar utilizando o blog como espaço de produção, para consolidação dessa proposta foi necessário trabalhar também com imagens, cores, formas, fotografias, edição áudio e vídeo e principalmente produção de notícias, informativos, recados, enquetes e ferramentas de escrita colaborativa. É possível concluir que a formação possibilitou aos envolvidos desenvolver competências para a escrita e leitura nos meios eletrônicos, condição essa que chamamos de letramento digital e que o melhor resultado é a constituição de um ambiente rico em linguagem e comunicação, utilizando as tecnologias não só para transmissão de informações, mas como matéria-prima potencializando a expressão, a socialização e discussão onde todos os envolvidos podem ser autores.
Palavras-chave: formação continuada, comunicação eletrônica, letramento digital
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